05/10/2023

Yogaterapia para crianças com distúrbios emocionais

Crianças em shashankasana em escola pública de Nova Lima, MG


Swami Bodhananda Saraswati

Os primeiros anos de vida constituem a base da vida adulta. Crianças emocionalmente perturbadas tornam-se adultos gravemente neuróticos, que por sua vez criam descendentes neuróticos. Quer você seja pai, professor, médico ou cuidador de crianças, se estiver lidando com crianças com distúrbios emocionais, você já percebeu o alcance e a diversidade desse problema. As crianças podem sofrer de deficiência emocional por razões biológicas, culturais ou sociais e frequentemente com uma combinação de sintomas. O diagnóstico preciso não pode ser superestimado para evitar tratamento incorreto.

O Yoga oferece uma forma prática de terapia para lidar com os problemas do desenvolvimento emocional anormal, para que a criança chegue à idade adulta livre de transtornos de personalidade. A função da glândula pineal, a importância do equilíbrio das energias mentais e prânicas, o uso do yoga nidra e do karma yoga, bem como a redução das pressões familiares e sociais – todos estes factores devem ser considerados ao lidar com a criança perturbada.

Estas práticas terapêuticas simples, utilizadas em conjunto com uma compreensão psicológica profunda, apontam o caminho para uma abordagem nova e integral no tratamento de distúrbios emocionais.
Crianças com distúrbios psiquiátricos

No seu livro, “ Crianças sob Stress ”, a Dra. Sula Wolff fala sobre a psiquiatria preventiva como forma de melhorar as doenças neuróticas desnecessárias da vida adulta. Isto envolve um exame cuidadoso do ambiente da criança, para que as tensões e privações conhecidas por causarem distúrbios psiquiátricos possam ser diminuídas ou eliminadas.

Em todos os lugares, os educadores estão percebendo a responsabilidade social que possuem em proporcionar uma atmosfera propícia ao desenvolvimento de crianças independentes, autodisciplinadas e bem equilibradas. A aprendizagem é exponencialmente cumulativa. Portanto, deveríamos exercer discriminação para garantir que as escolas não sejam simplesmente fábricas de informação orientadas para a produção de indivíduos semelhantes a robôs para a manutenção da sociedade de consumo. As crianças envolvidas num processo de aprendizagem criativa, baseadas nos métodos de investigação e descoberta activa, têm menos probabilidades de se sentirem aborrecidas, frustradas e deprimidas. Se estão imersos em projetos estimulantes e desafiadores, como podem sentir-se ansiosos ou ameaçados?

Mas as crianças desenvolvem doenças neuróticas e psiquiátricas, portanto, não podemos ignorar o ambiente escolar, onde a pressão para alcançar resultados e se conformar pode revelar-se um stress avassalador para algumas crianças. Uma criança excepcionalmente inteligente, forçada a suportar anos de lições enfadonhas, sem nenhuma via para a sua expressão criativa, pode recorrer a um comportamento obsessivo ou a um mundo de fantasia. Uma criança naturalmente agressiva, privada de atividades físicas de aprendizagem, tornar-se-á extremamente perturbadora e destrutiva.

Os distúrbios psiquiátricos na criança podem estar ligados à maturação sexual prematura, na qual o sistema nervoso e as secreções hormonais estão desequilibrados, ou podem estar relacionados à rejeição dos pais, à repressão familiar ou a uma doença física crônica. A criança perturbada precisa aliviar a sua ansiedade e culpa, e abandonar os seus mecanismos de defesa, para que o crescimento normal da personalidade possa continuar. Aqui, um terapeuta de ioga qualificado pode prescrever práticas de relaxamento adequadas, como o yoga nidra, que irá liberar os sentimentos reprimidos do nível inconsciente da mente. Em toda terapia, a criança necessita de um adulto confiante, com quem se sinta seguro o suficiente para expressar seus sentimentos negativos. Se ele apenas receber punição e desaprovação, as emoções permanecerão reprimidas e os sintomas continuarão a aumentar.
A criança delinquente

As crianças rotuladas socialmente desajustadas ou delinquentes sofreram muitas vezes privações precoces ou rejeição materna, como demonstraram muitos estudos. *1, *2 Seu comportamento anti-social reflete falta de consciência e necessidade de amor. O que eles realmente precisam é de bons pais, mas muitas vezes o seu comportamento inaceitável os leva a instituições onde o único conceito de terapia é a disciplina autoritária, aplicada através de supervisão e punição rigorosas. As crianças obedecem por medo. Mas quando saem da instituição, a sua visão pessoal do mundo e de si mesmos não mudou, e eles se vingam da sociedade na perpetração de diversos crimes.

A disciplina autocrática, aplicada externamente, é virtualmente inútil com este tipo de criança. Um estudo comparativo entre rapazes delinquentes que viviam na Wiltwyck Community School, em Nova Iorque, e rapazes que viviam num reformatório rigidamente disciplinado, demonstrou a superioridade de um ambiente comunitário terapêutico, onde as virtudes da confiança e da compreensão eram defendidas. *3 No final da sua estadia, os rapazes do reformatório estavam mais ansiosos, preconceituosos e ressentidos com a autoridade, enquanto os rapazes de Wiltwyck estavam menos ansiosos e mais felizes consigo próprios e com os seus professores. Parece que punir uma criança não é um meio positivo de provocar mudanças ou reformas.

Como podemos utilizar as práticas de yoga para reformar as crianças delinquentes? Não podemos substituir os pais, mas podemos ensinar à criança, através de técnicas de yoga, como resolver os seus conflitos pessoais. Os professores de crianças delinquentes devem praticar eles próprios a ioga e depois começar a apresentá-la às crianças sob sua responsabilidade. Os professores podem achar as técnicas de yoga úteis para manter o alto nível de energia exigido no trabalho com crianças delinquentes.

Muitas crianças delinquentes reprimiram sentimentos de raiva e agressão. Para eles, o karma yoga deve ser fornecido para ajudar a liberar e recanalizar suas energias de uma forma mais construtiva. Trabalho em madeira, pintura ou jardinagem são alguns caminhos disponíveis. Para uma criança que sofre de raiva extrema, a prática de shashankasana é muito útil. Isso interrompe o fluxo do excesso de hormônios das glândulas supra-renais, o que é responsável pela perda do autocontrole. Nadi shodhana pranayama e yoga nidra proporcionarão o relaxamento necessário e restaurarão o equilíbrio da energia mental e prânica.

As crianças delinquentes realmente se beneficiam mais de um período prolongado de vida no ashram. Nesta atmosfera altamente carregada, essas crianças são verdadeiramente reformadas e muitas vezes tornam-se membros mais competentes e úteis da sociedade. Em vez do treinamento no ashram, um professor de yoga competente pode ser fundamental para incutir um autoconceito mais elevado e uma atitude de disciplina interior.
O papel da glândula pineal

A pineal é uma pequena glândula localizada na medula oblonga do cérebro. Na ioga, está intimamente ligado ao ajna chakra, a sede da sabedoria e da intuição. Quando a criança tem cerca de oito anos de idade, a pineal começa a degenerar. Essa decadência corresponde ao início da maturação sexual, precipitada pela liberação de hormônios pela glândula pituitária. Muitas crianças não lidam bem com este período de transição, quando a consciência sexual está a desenvolver-se. Portanto, comportamentos perturbadores são frequentemente evidenciados nesta idade, tais como raiva, ressentimento ou violência, muitos dos quais podem ser atribuídos direta ou indiretamente ao desequilíbrio hormonal.

Porquê sobrecarregar uma criança com responsabilidade sexual numa idade tão tenra? Se conseguirmos encontrar uma maneira de retardar a decomposição da glândula pineal, de manter um equilíbrio entre os sistemas nervosos simpático ( pingala ) e parassimpático ( ida ), então a criança poderá continuar a vivenciar a infância sem o estresse de impulsos inadequados.

Na terminologia iogue, a perturbação emocional é o resultado de um desequilíbrio entre manas shakti (o componente mental) e prana shakti (o componente vital). Quando há excesso de energia mental e falta de prana, a criança sofre retraimento, depressão, ansiedade ou letargia. Ele carece de dinamismo e não consegue transformar sua energia mental em ação criativa. Por outro lado, se a criança tiver prana em excesso e não tiver manas suficiente, ela se tornará muito destrutiva e perturbadora. Uma grande quantidade de energia sem controle significa desastre. É comparável a um veículo em movimento rápido sem freios. É difícil conviver com essas crianças hiperativas e aprender é quase impossível nesse estado.
Yoga como medicina preventiva

Algumas práticas simples, a partir dos oito anos de idade, ajudarão a equilibrar as energias mentais e vitais e a preservar a glândula pineal, atrasando assim a maturação sexual e evitando sofrimentos psicoemocionais desnecessários. A criança pode aprender surya namaskara (saudação ao sol), um exercício dinâmico que envolve doze movimentos diferentes. Isso proporciona alongamento e relaxamento ao corpo, além de ajudar a reequilibrar a energia. Ele pode praticar shambhavi mudra, focando o olhar no centro da sobrancelha, o que é essencial para manter a saúde da pineal. Nadi shodhana, respiração alternada pelas narinas, equilibra os nadis e o sistema nervoso e ensina a criança como induzir a calma dentro de si.

Ao lidar com crianças emocionalmente instáveis, devemos lembrar que elas não são necessariamente receptivas, cooperativas ou obedientes, e uma pessoa que tenta ensinar-lhes práticas de yoga pode ficar facilmente frustrada quando confrontada por uma criança negativa e ressentida. O ponto chave é permanecer objetivo. A criança pode desafiá-lo e mostrar raiva e hostilidade, mas é provável que esteja usando você para expressar a raiva que sente por outra pessoa, talvez sua mãe ou seu pai. Em qualquer caso, o yoga não pode ser imposto a ninguém, por isso cabe ao adulto conceber formas de introduzir estas técnicas para que apelem à imaginação da criança. Se a criança puder experimentar, mesmo que por um breve período de relaxamento mental, ela obterá alguma compreensão do seu próprio comportamento.

Para crianças emocionalmente perturbadas, que consideram a inactividade quase insuportável, a combinação de movimento físico e relaxamento progressivo é mais apropriada. Após surya namaskara, a criança deita-se voluntariamente em shavasana para yoga nidra. Seguindo o relaxamento progressivo das partes do corpo, o instrutor pode passar por uma série de visualizações como “elefante”, “casa”, “cachorro preto” e assim por diante. O objetivo do exercício é induzir um relaxamento profundo, para que as impressões negativas presas na mente inconsciente flutuem à superfície e sejam dissipadas. O período total de prática não deve durar mais do que dez minutos por dia. Crianças com menos de oito anos não precisam de surya namaskara ou pranayama, mas técnicas simples de yoga nidra podem ser introduzidas com bons efeitos.
Referências

*1. S. Glueck & E. Glueck, Desvendando a Delinquência Juvenil, Harvard University Press, 1950.

*2. A. Earle & B. Earle, 'Privação materna precoce e doença psiquiátrica posterior', American Journal of Orthopsychiatry, 31, 1961.

*3. S. Wolff, Crianças sob Estresse, Pelican Books.